Artigos

Saiba mais sobre aditivos para combustível

Imprimir
Categoria: Uncategorised
Publicado em: Escrito por Jorge Reis

5861101300aplic

Tirar o melhor partido do combustível para o seu automóvel pode ser conseguido através da utilização de produtos aditivos que devem ser incluídos, ou, como refere o próprio nome, aditivados ao combustível, de acordo com regras e normas específicas que variam conforme o produto de que se fale. Nas oficinas First Stop é possível encontrar uma vasta gama de aditivos fornecidos por alguns importantes parceiros, nomeadamente a Wurth, que tem na sua gama de produtos alguns dos aditivos mais importantes no mercado.

De acordo com as respectivas especificidades, os aditivos podem ser enquadrados em vários grupos, entre os quais aqueles que aqui deixamos a saber...

Aditivos corantes

A inclusão de um aditivo no combustível pode ter como propósito apenas permitir a melhor identificação do mesmo, até por questões de fiscalização quanto ao seu uso. É o caso dos corantes utilizados, por exemplo, no chamado “combustível verde” destinado aos veículos agrícolas que permitem a partir de uma observação simples identificar a presença de um combustível para uso específico.

Aditivos detergentes

Na composição de um combustível, a presença de uma substância com características detergentes permite diminuir os resíduos deixados pela gasolina ou gasóleo no interior do motor, permitindo que as partes em contacto com o combustível possam ser mantidas limpas e livres de partículas que possam originar ou simplesmente acelerar o desgaste do motor.

5861113500aplic

Aditivos oxigenadores

A capacidade de permitir uma maior presença de oxigénio no combustível, dada por este tipo de aditivos, visa permitir o melhoramento da combustão do combustível, evitando níveis de emissões maiores nomeadamente no capítulo dos hidrocarbonetos que deixariam de ser queimados caso o oxigénio não estivesse presente no processo. Estes hidrocarbonetos, quando ficam por queimar, são libertados para a atmosfera nos fumos libertados pelo sistema de escape em maior quantidade.

Aditivos antiespuma

Uma das substâncias mais comuns nos combustíveis aditivados é o aditivo inibidor da formação de espumas, cujo o papel passa por evitar que o depósito do veículo automóvel seja preenchido pela espuma provocada pelo abastecimento do combustível e não tanto por este último. Ao abastecer o seu veículo automóvel, no caso de combustíveis sem este tipo de substância, o sistema da bomba de abastecimento poderá disparar dando a indicação de que o mesmo chegou ao fim quando, em termos práticos, isso não aconteceu. 

Facebook

Twitter

Thursday the 23rd. | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins