Tenha atenção à temperatura do seu automóvel!?

quarta, 10 agosto 2016

Aquecimento02

Com o tempo quente e as elevadas temperaturas climatéricas, o sobreaquecimento do motor do seu automóvel poderá ser um problema para o qual deverá estar atento e preparado para ter a melhor resposta. Antes, porém, convém ter em atenção o que provoca o sobreaquecimento para poder prevenir e evitar que o mesmo aconteça.

Antes de avançar para viagens mais longas ou mesmo curtas mas efectuadas nas horas de maior calor, verifique as condições do seu veículo e nomeadamente os níveis do líquido de refrigeração do motor. Caso o indicador de temperatura aponte para níveis elevados, confira o que se passa porque poderá estar a colocar em causa o bom estado do automóvel.

Se o motor do seu carro está superaquecendo em viagens mais longas, ou até curtas mas perante elevadas temperaturas climatéricas, verifique algumas das possíveis causas para esta situação anómala. Entre as causas mais habituais do sobreaquecimento encontra-se a falta de circulação da água pelo circuito ou a falta de refrigeração do radiador, mas existem vários outros motivos que podem gerar esse problema.

No caso do nível do líquido refrigerante do motor (água do radiador) estar baixo deverá repor o líquido logo que possível mas tendo sempre em atenção as condições de segurança para aceder ao radiador para não colocar em causa a sua integridade física. Lembre-se no entanto que o líquido do radiador não deverá ser apenas água mas antes aquele que a sua oficina lhe aconselhar, isto porque o líquido de arrefecimento, ou aditivo a juntar à água, além de evitar que a água ferva ou congele (o frio extremo é também um problema para o motor do seu veículo), também protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento.

Refira-se que a proporção de mistura de água com líquido de arrefecimento é indicada na embalagem do próprio produto, devendo os níveis de mistura serem respeitados para que seja possível preservar ao máximo a durabilidade do sistema e para não prejudicar o funcionamento adequado do veículo.

Aquecimento01

Outra causa para o sobreaquecimento poderá ser o mau estado da tampa do reservatório que terá deixado de cumprir a função vedante que deverá permitir. Neste caso, junto de uma das nossas oficinas First Stop, solicite uma opinião técnica adequada e verifique se terá a necessidade de substituir a tampa por uma nova.

Ainda como causa de sobreaquecimento do motor poderá estar a obstrução das áreas de ventilação devido a sujidade e poeiras. Ao nível da grelha frontal dos veículos, a sujidade e os detritos transportados pelo vento poderão criar uma película que impede depois a circulação apropriada do ar. De igual modo, também a ventoinha de refrigeração eléctrica poderá ter algum problema que a impeça de cumprir a sua missão. Em circunstâncias normais, a ventoinha deve ser accionada quando o veículo alcança uma temperatura mais elevada, mas caso exista algum problema eléctrico que impeça este funcionamento da ventoinha o motor fica mais vulnerável às elevadas temperaturas.

Problemas ao nível do tubo do radiador por onde circula o líquido refrigerante — estes tubos possuem um prazo de validade que, quando ultrapassado, podem permitir o aparecimento de pequenas fissuras por vezes imperceptíveis —, mas também a possibilidade de estar a conduzir o seu automóvel com excesso de carga, o que exige uma condução demasiado forçada, poderá igualmente estar na origem do aquecimento do seu veículo para além dos níveis normais.

A melhor atitude a ter para com o seu automóvel por forma a não sofrer com este problema do sobreaquecimento é estar atento aos pequenos sintomas, fazer as revisões periódicas de rotina o mais completas possível tendo em atenção os níveis dos fluídos, as tubagens, ventiladores, ainda o estado do filtro de ar e outros componentes críticos do seu veiculo, podendo para isto recorrer a qualquer uma das oficinas associadas ao programa First Stop em Portugal.

Facebook

Twitter

Friday the 20th. | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins