Pretende eliminar o filtro de partículas do seu automóvel?
Sabia que se eliminar o filtro de partículas do seu carro está a violar as normas europeias?
Saiba com o que pode contar.
A maior parte dos automobilistas que retiram o filtro das partículas, quer apenas poupar na manutenção, já que a substituição do filtro de partículas pode ser dispendioso.
Importa, antes de mais, perceber para que serve este componente. Este sistema é instalado no sistema de escape das viaturas a diesel e é responsável pela redução das emissões poluentes (diminui até 80% as partículas do escape).
Assim sendo, é inegável a importância deste componente para o cumprimento das normas europeias quanto aos valores permitidos para a emissão de gases poluentes.
Filtro “entupido”: quais as consequências?
Por norma, o filtro de partículas tem um período de vida que pode variar entre os 80.000 km e os 160.000 km. Ainda assim, como a maioria das peças utilizadas nos automóveis, o filtro de partículas exige uma manutenção frequente para evitar o seu desgaste prematuro.
Para manter o bom estado do filtro de partículas é preciso proceder à respetiva regeneração. A regeneração do filtro de partículas do carro acontece quando o motor atinge a temperatura normal do seu funcionamento e quando são atingidas as 2500 RPM. O tempo da regeneração passiva varia consoante o estado do filtro.
Como a maioria dos condutores, por norma, não atinge as condições ideais para a limpeza do filtro de partículas, a sua regeneração acaba por não acontecer e vai sentir uma diminuição no desempenho do seu automóvel: a qualidade do óleo vai deteriorar-se e o seu nível vai subir. Em casos extremos, o motor pode ficar danificado.
O que pode impedir a regeneração normal do filtro de partículas?
Existem diversos fatores que podem impedir a regeneração do filtro de partículas:
Viagens curtas;
Uso do tipo de óleo errado;
Baixos níveis de combustível;
O não cumprimento do tempo de manutenção.
Quero eliminar o filtro de partículas: o que fazer?
A resposta é simples: não o faça. Desde 2009 que as normas europeias obrigam à instalação deste sistema em todos os veículos a diesel.
Assim sendo, eliminar o filtro de partículas é ilegal e quem o fizer pode ser processado pelas autoridades. Os especialistas dizem ainda que essa operação pode diminuir de forma significativa a contrapressão do sistema de escape, originando danos no motor e no comando das válvulas.
Ainda assim, proliferam os anúncios na internet para que possa eliminar o filtro de partículas de forma rápida e barata. Porquê? Na prática, a remoção do filtro de partículas pode acontecer sem que essa operação seja detetada nas inspeções seguintes.