Sobre enganos em combustíveis... saiba mais!

IMG 0774

Ainda a propósito da situação em que acontece um engano no abastecmento de combustível, quando colocamos gasolina no veículo diesel ou vice-versa, há conhecimentos que deverá ter para poder enfrentar melhor esta situação que será tudo menos agradável, mas ainda assim que deverá ser enfrentada com tranquilidade desde que tomadas as atitudes correctas. Uma das primeiras atitudes a tomar deverá ser parar o veículo, desligar o motor e, se possível, retirar o combustível errado do depósito e do circuito de alimentação do motor, para o que uma bomba de sucçao existente em muitos automóveis será determinante.

Bomba de sucção

A bomba manual de sucção de combustível, através da qual pode ser extraído o combustível do depósito dos automóveis, está presente na grande maioria dos veículos a gasolina e perto do filtro de combustível, umas vezes mais acessível do que outras, havendo marcas que não usem este dispositivo. A título de exemplo, nos modelos do grupo PSA – Peugeot e Citroen – a bomba está bem visível, enquanto que nos veículos da Renault o seu acesso não é tão imediato. Para outras marcas, como a Nissan, a acessibilidade a este dispositivo varia consoante o modelo, enquanto que a Alfa Romeo ou a Volkswagen nem sequer o incluem nos seus modelos.

IMG 0778

Técnica do tubo

Em veículos mais antigos ainda é possível extrair o combustível errado colocado no depósito de um automóvel através de um tubo inserido pelo bocal do depósito, procedendo-se então à sucção do combustível até à “correcção” total do erro, que o mesmo será dizer até que o depósito fique vazio. Contudo, nos carros mais recentes, isto já não é possível pois os acessos aos depósitos são protegidos por redes que impedem a queda de detritos para o interior dos mesmos, impedindo ainda acções de furto de combustível.

Cuidados a ter

Qualquer procedimento que tenha por propósito retirar combustível do depósito de um automóvel deve ser feito tendo em conta alguns cuidados. Assim, deverá ter em atenção a necessidade não derramar os combustíveis durante o procedimento, isto porque estamos perante produtos tóxicos que deverão ser retirados para recipientes adequados. Será ainda necessário ter cuidado com o vapor provocado pela operação, isto porque qualquer faísca, um cigarro acesso ou até o ligar de um telemóvel pode provocar a inflamação daqueles vapores e a consequente explosão.

IMG 0773

Antecipe avarias

Mesmo que consiga retirar todo o combustível errado do interior do sistema de alimentação do motor do seu automóvel antes mesmo deste ser colocado em funcionamento, nomeadamente pelo esvaziamento do depósito, não deixe de verificar outros componentes logo que possível. Afinal, o seu erro irá certamente obrigar à substituição do filtro de combustível, à mudança das velas, mas também à revisão da bomba de combustível, verificação de injectores e outros componentes, tudo proporcional à dimensão do seu erro.

Facebook

Twitter

Friday the 16th. | Home | Joomla 3 Templates Joomlaskins